Vaga para Assessor Técnico – Ecossistemas de Oxigênio
A FHI 360 é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento humano, comprometida em melhorar vidas de forma duradoura através do avanço de soluções integradas e localmente orientadas. A nossa equipa é composta por especialistas nas áreas de Saúde, Educação, Nutrição, Ambiente, Desenvolvimento Económico, Sociedade Civil, Género, Juventude, Pesquisa e Tecnologia, criando uma combinação única de capacidades para enfrentar os desafios de desenvolvimento interligados de hoje. A FHI 360 opera em mais de 60 países, em todos os 50 estados dos EUA e em todos os territórios dos EUA. Atualmente, estamos à procura de candidatos qualificados para a posição de: Assessor Técnico, Ecossistemas de Oxigénio, baseado em Maputo.
Meeting Targets and Maintaining Epidemic Control (EpiC), é um projeto global de oito anos financiado pela Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID), dedica-se a alcançar e manter o controlo da epidemia de HIV e a prevenir, preparar, responder e reforçar os sistemas de saúde para enfrentar a COVID-19. Embora tenha sido inicialmente concebido como um programa de HIV, o EpiC foi adaptado para aceitar financiamento para COVID-19, Segurança Global da Saúde e Mpox, e está atualmente a implementar atividades em mais de 50 países, incluindo Moçambique.
Resumo do Trabalho:
O Assessor Técnico II, Ecossistemas de Oxigénio do EpiC é responsável por fornecer orientação técnica e operacional ao portfólio global de oxigénio do EpiC, que abrange mais de 10 países, com um foco principal no projeto de oxigénio líquido médico (mLOX) do EpiC/Moçambique. Esta posição fornecerá liderança técnica nas seguintes cinco áreas principais: 1) Oferecer liderança técnica à equipa do projeto mLOX do EpiC, com foco na construção de qualidade, instalação e supervisão técnica dos sistemas mLOX.
2) Apoiar as equipas dos países na implementação de inquéritos, avaliações, desenvolvimento de planos de trabalho e relatórios.
3) Trabalhar em estreita colaboração com a equipa do projeto para garantir a qualidade da aquisição, implementação, monitorização e avaliação das atividades que reforçam o ecossistema de oxigénio médico.
4) Interagir com partes interessadas chave, incluindo o doador, a nível global e nacional para assegurar a implementação suave das atividades do projeto.
5) Fornecer informações técnicas sobre o desenvolvimento e/ou adaptação de materiais de formação técnica e planeamento de sustentabilidade.
Esta posição trabalhará em estreita colaboração com a equipa de gestão do programa da sede, bem como com a liderança a nível nacional e parceiros locais do EpiC no país. Embora as áreas de foco técnico sejam as mesmas a nível global e nacional, estima-se que aproximadamente 60% do tempo será dedicado a Moçambique, enquanto os restantes 40% serão destinados ao apoio global.
Responsabilidades:
- Sob a orientação do Diretor Nacional, supervisionar a implementação da infraestrutura mLOX e das atividades de modelagem de mercado em Moçambique.
- Sob a orientação da equipa de gestão da sede do EpiC, fornecer liderança técnica e orientação sobre a implementação do projeto mLOX do EpiC a nível global, com um foco principal na construção e supervisão da instalação dos sistemas mLOX.
- Demonstrar bom julgamento na seleção de métodos, técnicas e critérios de avaliação para obter soluções.
- Garantir que a implementação técnica esteja alinhada com as melhores práticas da indústria.
- Apoiar o desenvolvimento e a revisão das especificações, qualidade e quantidade de equipamentos a serem adquiridos para fortalecer o ecossistema de oxigénio em Moçambique e globalmente.
- Fornecer contributos técnicos para o desenvolvimento de RFI, RFQs, concursos e outros documentos de aquisição, com foco principal nos sistemas mLOX.
- Fornecer orientação técnica no desenvolvimento e implementação de formações para os quadros-alvo (engenheiros biomédicos, pessoal administrativo das instalações, etc.) em colaboração com parceiros e com o Ministério da Saúde.
- Fornecer liderança técnica e contributos para o desenvolvimento do plano de sustentabilidade do oxigénio, em alinhamento com as prioridades do Ministério da Saúde e do doador.
- Fornecer orientação técnica sobre o desenvolvimento ou revisão de regulamentos nacionais, estratégias e planos de implementação para melhorar a manutenção dos sistemas de oxigénio.
- Colaborar com parceiros públicos e privados, nacionais e internacionais, em programas e estratégias para reforçar os serviços de engenharia biomédica. eYjA6gE Dmn9PO
- Fornecer orientação técnica sobre a implementação de sistemas para a gestão da qualidade e biossegurança de dispositivos médicos e equipamentos biomédicos, incluindo apoio ao desenvolvimento de planos de trabalho e relatórios.
- Contribuir para o estabelecimento de comunidades de prática e redes regionais sobre serviços de engenharia biomédica para promover a troca de melhores práticas e aprendizado.
- Monitorizar, avaliar e relatar o progresso na melhoria do acesso a sistemas e serviços de engenharia biomédica de qualidade no país, utilizando metodologias e ferramentas padronizadas, e propor estratégias para melhorar o acesso universal aos serviços.
- Trabalhar em estreita colaboração com outros membros da equipa do EpiC para garantir que os planos de trabalho sejam implementados de forma atempada e tecnicamente sólida.
- Colaborar com governos, partes interessadas e parceiros chave.
Requisitos:
- Pós-graduação/mestrado em Saúde Pública, Engenharia Biomédica ou área relacionada com produtos tecnológicos de saúde.
- Pelo menos 10 anos de experiência relevante na liderança de programas de saúde com foco em oxigénio médico, suprimentos médicos ou programas de fortalecimento de sistemas hospitalares.
- Pelo menos 5 anos de experiência em trabalho com sistemas de oxigénio médico em Moçambique.
- Experiência no desenvolvimento de diretrizes e SOPs para a classificação e listagem de dispositivos médicos.
- Pelo menos 5 anos de envolvimento direto com hospitais em países de baixa e média renda (LMICs) com foco em atividades de resposta à COVID-19.
- Experiência anterior em uma organização não governamental (ONG), agência governamental ou organização privada.
Necessidades de deslocação:
- 15-20% principalmente dentro do país.
Os candidatos interessados deverão submeter as suas candidaturas através do site www.fhi360.org/careers e/ou do link abaixo, até ao dia 19 de Setembro de 2024.
A FHI 360 está empenhada na proteção das crianças e não emprega indivíduos cujos antecedentes não sejam adequados para trabalhar com crianças. Todas as contratações estão condicionadas à conclusão bem sucedida de verificações de antecedentes aplicáveis, incluindo verificações de registo criminal.
Todas as candidaturas a vagas na FHI360 são gratuitas. A FHI360 não cobra qualquer valor pelo processo de recrutamento & selecção.
Só os candidatos seleccionados serão contactados.