Título: Oficial de Orçamento e Programação
Localização / Cidade: Maputo
Breve Descrição/ Finalidade do Trabalho
CONTEXTO ORGANIZACIONAL:
Estes postos de trabalho estão situados na sede, nos gabinetes regionais e nas delegações nacionais e dependem normalmente de um responsável pelo orçamento e pela programação, de um diretor regional ou nacional ou de uma pessoa designada para o efeito. Os titulares dos postos de trabalho trabalham com um mínimo de supervisão e dão orientações ao pessoal mais jovem. Estão fortemente envolvidos nas actividades quotidianas, no trabalho analítico e prestam aconselhamento sobre questões menos complexas.
OBJECTIVO DO TRABALHO
Efetuar análises orçamentais e de recursos e actividades de programação e/ou prestar apoio na sede ou nos organismos descentralizados, em parceria com os gestores, a fim de aplicar as melhores práticas para apoiar a utilização eficiente, eficaz e conforme dos fundos.
Descrição do Recrutamento/ Principais Responsabilidades
PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES (não exaustivas, no âmbito da autoridade delegada)
1. Contribuir para o desenvolvimento de planos, processos e procedimentos que garantam a conformidade com as políticas de programação orçamental mais vastas e com as normas do PAM.
2. Criar e rever os planos orçamentais dos projectos e acompanhar o desempenho dos projectos em curso em relação ao orçamento, assegurando o cumprimento das orientações e políticas e fornecendo análises financeiras e aconselhamento para otimizar os recursos.
3. Acompanhar e aconselhar sobre a utilização dos fundos e as modalidades de financiamento antecipado, de empréstimo e de contração/reembolso e de refinanciamento; alertar os directores nacionais/regionais para a aproximação dos prazos para os fundos não afectados e para os potenciais défices/superavits de recursos, e propor soluções adequadas.
4. Acompanhar e prestar aconselhamento sobre acções relacionadas com o encerramento de projectos e a transferência de recursos.
5. Acompanhar a reserva de recursos para maximizar a eficácia operacional, seguindo normas e processos, e prestar aconselhamento sobre a afetação de recursos com base na gravidade das insuficiências da reserva, utilizando as ferramentas de reserva pertinentes.
6. Apoiar a preparação de planos de procura de alimentos para apoiar a gestão e a utilização do Global Commodity Financial Facility da empresa e fornecer informações para orientar a tomada de decisões da RB/HQ quando vários projectos competem pelo mesmo stock.
7. Elaborar e rever a documentação relativa ao orçamento e aos projectos e garantir que os dados pertinentes sobre os recursos são registados nos sistemas internos para referência, em conformidade com as normas e procedimentos do PAM.
8. Recolher e analisar dados para a preparação de relatórios exactos e oportunos, a fim de permitir a tomada de decisões fundamentadas e a coerência das informações apresentadas aos quadros superiores e às partes interessadas externas.
9. Contribuir proactivamente com ideias para melhorar os sistemas, as técnicas, os instrumentos, os processos e os procedimentos dos funcionários superiores, a fim de melhorar o acompanhamento e a gestão dos orçamentos e dos fundos.
10. Apoiar o reforço das capacidades do pessoal do PAM em matéria de orçamentação, gestão de fundos e planeamento operacional, respondendo a perguntas e actualizando materiais de formação, manuais e orientações.
11. Representar a unidade em reuniões/comités/grupos de trabalho internos, se necessário, a fim de obter e fornecer informações do ponto de vista da programação orçamental e dos recursos.
12. Orientar e supervisionar o pessoal mais jovem, actuando como ponto de referência e apoiando-o em análises e questões mais complexas.
13. Seguir as práticas normais de preparação para situações de emergência e contribuir para as recomendações e orientações técnicas e para o controlo da gestão dos riscos financeiros.
14. Outras funções necessárias.
QUALIFICAÇÕES E EXPERIÊNCIA:
Formação académica: Diploma universitário avançado em Administração de Empresas, Finanças, Economia ou outro domínio relevante, ou diploma universitário de primeiro ciclo com anos adicionais de experiência profissional relacionada e/ou formação/cursos.
Experiência: Pelo menos três anos de experiência profissional progressiva de pós-graduação na área em causa.
Língua: Fluência na comunicação oral e escrita nas línguas inglesa e portuguesa.
EXPERIÊNCIAS DESEJADAS PARA O EXERCÍCIO DA FUNÇÃO:
– Ter contribuído para a elaboração de orçamentos operacionais ou de escritório.
– Contribuiu para a produção de relatórios de planeamento/orçamento ou outros relatórios analíticos de apoio à tomada de decisões.
– Ter demonstrado um amplo conhecimento da arquitetura financeira do PAM e da forma como esta apoia a execução das operações.
TERMOS E CONDIÇÕES:
Tipo de contrato: A termo certo, NOB
Estação de Trabalho: Maputo:
Duração: 12 meses (renovável)
Esta posição está aberta apenas a cidadãos Moçambicanos.
Os candidatos qualificados do sexo feminino são altamente encorajados a candidatar-se.
PRAZO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS:
08 de agosto de 2024
Apenas os candidatos pré-seleccionados serão contactados