Artigos

Vagas para (2) Oficiais Regionais de Laboratório

Descrição do Cargo 

Posição: Oficial de Laboratório

Departamento: Laboratório

Reporta: Gestor de laboratório

  1. Missão do Cargo: 

Providenciar todo o apoio técnico aos laboratórios e USs apoiadas, na área de Laboratório

3. Responsabilidades 

O Oficial de Laboratório estará diretamente envolvido na garantia da qualidade dos serviços  laboratoriais como um todo; na organização dos fluxos de pacientes e de resultados nas Unidades  Sanitárias (US), no acompanhamento dos resultados dos Painéis de Testagem, no mapeamento dos  locais de testagem nas US, bem como na supervisão e monitoria das actividades.

Este Oficial trabalhará em estreita coordenação com o laboratório e as autoridades sanitárias locais,  sendo responsável por compilar as informações em relatórios mensais e trimestrais.

Em colaboração com os Supervisores de Laboratórios da SPS e o Gestor de Qualidade da  província, o Oficial terá as seguintes responsabilidades:

  1. Avaliar o tempo de resposta laboratorial para exames de CV, DPI, CD4, entre outros,  assegurando o fluxo eficiente de referência de amostras e recepção de resultados nas  Unidades Sanitárias (US) apoiadas.
  2. Acompanhar a listagem de resultados em atraso (resultados omissos) e fornecer  feedback às Unidades Sanitárias para correções e acções necessárias.
  3. Monitorar os resultados de CV superiores a 1000 cópias, assegurando que sejam  entregues às Paragens Únicas e ao sector de Apoio Psicossocial (APSS).
  4. Desenvolver, distribuir e supervisionar a implementação dos Procedimentos  Operacionais Padronizados (POP) nos laboratórios e em outros serviços que exijam  adequação.
  5. Planejar e implementar planos de actividades laboratoriais, garantindo a qualidade  contínua dos serviços, com foco na gestão de reagentes, materiais, consumíveis, controle e  garantia de qualidade.
  6. Capacitar os profissionais de saúde na testagem rápida de HIV, acompanhando e  reforçando formações nos diferentes locais de testagem do distrito.
  7. Implementar e fortalecer o Sistema de Gestão de Inventário Laboratorial,  assegurando que os insumos necessários estejam disponíveis.
  8. Garantir o controle de qualidade interno e externo, monitorando, analisando e  aplicando acções correctivas nos laboratórios conforme necessário.
  9. Promover formações relacionadas à colheita e transporte de amostras de CD4, Carga  Viral, DPI, bioquímica, hematologia, microscopia de tuberculose e malária.
  10. Participar em visitas de supervisão integrada com SPS, oferecendo apoio técnico para  a execução de exames clínicos, implementação de boas práticas laboratoriais e  conformidade com padrões, especialmente nas áreas de HIV/SIDA, TB e cuidados  laboratoriais.
  11. Prestar assistência técnica nas áreas centrais e periféricas sob sua cobertura.
  12. Apoiar na colheita e análise de indicadores PEPFAR, contribuindo para a compilação  anual e envio de dados laboratoriais.
  13. Notificar situações de iminente ruptura de reagentes, consumíveis e avarias de  equipamentos laboratoriais.
  14. Garantir a qualidade dos testes de HIV e monitorar a resposta em tempo hábil dos  painéis de proficiência do PNAEQ, assegurando a funcionalização dos Núcleos de  Qualidade de Testagem de HIV.
  15. Elaborar relatórios periódicos sobre o desempenho dos laboratórios, incluindo  informações sobre equipamentos, avarias e rupturas, propondo soluções sempre que  necessário.
  16. Monitorar o envio regular de relatórios laboratoriais, assegurando a elaboração e  submissão dos informes mensais referentes ao sistema de informação e gestão logística  (LMIS);
  17. Supervisionar a assiduidade e qualidade dos registos laboratoriais, além da interação  dos Assistentes Administrativos de Laboratório com outras áreas, especialmente na gestão  de pacientes com cargas virais acima de 1000 cópias/ml.
  18. Participar de Programas de Reobservação Cega de lâminas de BK, em coordenação  com a gestora de qualidade da província.
  19. Apoiar na implementação do FOGELA, através da monitoria dos indicadores mensais.
  20. Qualificações:  
  • É exigido o grau de Licenciatura em Tecnologia Biomédica Laboratorial ou equivalente e  um mínimo de três anos de experiência relacionada com as áreas de práticas de laboratório  diagnóstico e clínico, programas de cuidados e tratamento do HIV/SIDA e cuidados de  saúde em ambientes de recursos limitados;
  • Domínio de técnicas básicas de diagnóstico de laboratório;
  • Capacidade para resolução de problemas e capacidade analítica;
  • Forte habilidade interpessoal;
  • Capacidade para trabalhar sob pressão e grande habilidade para cumprimento de prazos;
  • Conhecimentos na aplicação do Microsoft Office (na óptica do utilizador);
  • Disponibilidade para viajar entre diferentes distritos.

Formas de candidatura 

Os candidatos interessados deverão levantar os Termos de Referências para as vagas acima nos escritórios do  CCS a nível da Cidade de Maputo, situados no endereço abaixo, ou alternativamente solicitar pelo email  recepcao@ccsaude.org.mz , até as 12 horas do dia 19 de Setembro de 2024:

  • Escritório da Central, Rua da Bongavillage no. 105 Maputo  
  • Escritório de Maputo Cidade, Rua Damião de Gomes, Damião de Gois no. 371, Bairro da Sommerchild Maputo;  
  • Escritório de Maputo Província, Avenida Zedequias Manganhela n25 – Matola; 
  • Escritório de Inhambane, Avenida de Moçambique n345 – Bairro Balane-2 – Inhambane;
  • Escritório de Sofala, Rua Capitães do Sena n116, 1º andar – Bairro Palmeiras 2 -Beira; 
  • Escritório de Nampula, Rua de Sofala n56 – Nampula; 
  • Escritório da Zambézia, Av. 1 de Julho nº 64, Bairro Administrativo -Quelimane. 

A data de encerramento da apresentação das candidaturas é a 20 de Setembro de 2024 e os candidatos devem  apresentar uma carta de apresentação juntamente com o “Curriculum Vitae” detalhando as experiências relevantes e referências que possam ser ativamente consultadas, para: recursoshumanos@ccsaude.org.mz, indicando o nome  da posição a que se candidata, ou alternativamente, podem depositar as candidaturas nos endereços acima  mencionados. Somente os candidatos que reunirem os requisitos serão contactados.

O CCS possui um mecanismo de denúncias em casos de fraude e corrupção, nos termos do qual os candidatos  poderão accionar nos casos de verificação de situações de fraude, cobrança, assédio e corrupção por qualquer  funcionário do CCS, independentemente da sua categoria profissional, a saber:

  • Linha telefónica verde – (HOT LINE), cujo número é 84-8044800;
  • Colocação de caixas de reclamação e denuncias em todos os escritórios do CCS; e
  • Email de denuncia denuncia@ccsaude.org.mz

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo